Sociedade
Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023
A expectativa de vida é usada para o cálculo do chamado fator previdenciário
A esperança de vida ao nascer no Brasil ficou em 76,4 anos em 2023, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicados nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União. Houve um aumento de 0,9 ano em relação a 2022, quando a expectativa de vida era de 75,5 anos.
De acordo com o IBGE, a pesquisa fornece estimativas da expectativa de vida às idades exatas até os 80 anos, com data de referência em 1º de julho, o que permite o conhecimento sobre os níveis e padrões de mortalidade da população brasileira.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira 29, na pesquisa Tábua da Mortalidade 2023, com as expectativas de vida nas idades exatas até os 90 anos.

“A elevação do número de mortes no Brasil e no mundo com a pandemia de Coronavírus, reduziu a esperança de vida ao nascer em 2020 e 2021, chegando ao patamar de 72,8 anos nesse último ano (sendo 69,3 anos para homens e 76,4 anos para as mulheres). A recuperação desse indicador a partir de 2022 reflete a redução do excesso de mortes causado pela pandemia, para ambos os sexos”, explica Izabel Marri, gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE.
Em comparação ao ano de 1940, quando a expectativa de vida para ambos os sexos era de 45,5 anos, houve um aumento de 30,9 anos, sendo de 30,2 anos para homens e 31,4 anos para mulheres.
A expectativa de vida é usada para o cálculo do chamado fator previdenciário que define os valores relativos às aposentadorias dos trabalhadores que estão sob o Regime Geral de Previdência Social.
Com informações da Agência Brasil.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
IBGE aponta avanço na limpeza urbana, mas lixões seguem ativos no país
Por Agência Brasil
Desemprego recua em 7 estados do Brasil no 3º trimestre de 2024, aponta IBGE
Por CartaCapital



