Política
Em reação ao Carrefour, Câmara aprova urgência para projeto de ‘reciprocidade econômica’
Agora o texto pode ser votado diretamente no Plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira 27, um requerimento de urgência para acelerar a tramitação de um projeto que proíbe o governo de fazer acordo com país que imponha barreira ambiental a exportações. Com isso, o texto pode ser votado diretamente no Plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara.
A aprovação da urgência ocorre depois que o CEO global da rede Carrefour, Alexandre Bompard, divulgou um comunicado dizendo que o grupo francês não comercializaria mais carnes provenientes do Mercosul, por não atenderem a exigências e normas sanitárias da União Europeia.
Após as críticas e a reação dos produtores brasileiros, que vedavam a venda de carne para o Carrefour no Brasil, Bompard voltou atrás e pediu desculpas. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), entretanto, avaliou a retratação como insuficiente e avançou com a resposta da Câmara.
A proposta, de autoria do deputado Tião Medeiros (PP-PR) e outros 15 parlamentares, proíbe o governo brasileiro de propor ou assinar acordo internacional com cláusulas ambientais que restrinjam a exportação de produtos brasileiros, sem que os países signatários adotem medidas de proteção ambiental equivalentes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Comissão do Senado vai ouvir embaixador francês e Carrefour sobre críticas à carne brasileira
Por CartaCapital
Problema com Carrefour está superado, diz Mauro Vieira
Por Agência Brasil


