CartaExpressa
Câmara aprova urgência para projeto que proíbe a desapropriação de terras
A proposta é de autoria do deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS)


A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira 26, a urgência para a tramitação de um projeto de lei que busca vedar a desapropriação de terras produtivas para fins de reforma agrária, mesmo se ela não cumprir sua função social.
Pela Constituição, a função social é cumprida quando a propriedade rural atende simultaneamente a alguns requisitos, como a utilização adequada dos recursos naturais disponíveis, a preservação do meio ambiente e a observância da legislação trabalhista.
Com a aprovação da urgência, o projeto pode ser votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões. O texto recebeu o aval, na semana passada, da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
O PL estabelece que são absolutamente “insuscetíveis de desapropriação” a pequena e a média propriedade rural, desde que o proprietário não tenha outras que, somadas, ultrapassem o tamanho de 15 módulos fiscais e a propriedade produtiva, independentemente de seu tamanho.
Atualmente são insuscetíveis de desapropriação apenas a pequena e a média propriedade rural, desde que o proprietário não possua outra propriedade. A proposta é de autoria do deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Projeto que suspende decreto de Lula sobre reforma agrária avança na Câmara
Por Wendal Carmo
Tarcísio faz reforma agrária às avessas
Por Simão Pedro e Paulo Fiorilo