Do Micro Ao Macro
Procon vai divulgar relatórios diários sobre reclamações de Black Friday
Medida visa alertar consumidores para os setores com mais reclamações na última semana da promoção


A partir de hoje (25), até sexta-feira (29), o Procon-SP irá publicar relatórios diários sobre as principais reclamações registradas no mês de novembro relacionadas à Black Friday.
As informações serão divulgadas diariamente, às 17h, e estarão disponíveis nos canais de comunicação da entidade, incluindo site, redes sociais e grupos de WhatsApp.
Veja aqui o balanço desta segunda-feira.
Monitoramento de preços e práticas
Desde outubro, o Procon paulista acompanha cerca de 60 produtos vendidos em 10 sites varejistas para identificar práticas consideradas enganosas.
Os itens monitorados foram selecionados com base nas reclamações de 2023, que somaram 1.557 registros.
Os principais problemas relatados incluíram atrasos ou falta de entrega (30,76%), alteração de preço no momento da finalização da compra (14,19%) e cancelamento de pedidos já concluídos (12,91%).
Canais de divulgação e orientações
Os relatórios serão enviados por e-mail e para números cadastrados nos grupos de distribuição do Procon-SP no WhatsApp.
Além disso, a entidade continuará compartilhando dicas para consumidores em suas redes sociais e disponibilizará os comunicados no site oficial.
Ações preventivas e vídeos educativos
Neste ano, a área de atendimento do Procon-SP promoveu iniciativas preventivas junto a empresas e entidades do setor varejista.
Nas redes sociais, vídeos com especialistas e conteúdos utilizando inteligência artificial foram lançados para orientar consumidores durante o período de promoções.
De acordo com a entidade, ações como essas buscam reduzir os problemas enfrentados pelos consumidores.
Veja abaixo a lista detalhada de reclamações de 2023.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.