CartaExpressa
Fuad Noman, prefeito reeleito em BH, está internado após sentir dores por efeito de tratamento contra câncer
Político deu entrada em hospital da capital mineira no último sábado 23; quadro é estável


O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), está internado desde o último sábado 23 no hospital Mater Dei, na capital mineira, após sentir fortes dores nas pernas.
As dores, segundo a assessoria de imprensa de Noman, se devem aos efeitos do tratamento contra um câncer no sistema linfático.
A doença foi diagnosticada em julho, ainda no período pré-eleitoral. Em outubro, quando disputava o segundo turno da eleição municipal, Noman anunciou que estava curado do linfoma.
Na internação recente, Noman tinha previsão de receber alta no domingo 24. Entretanto, a necessidade de se fazer exames complementares forçaram o prefeito de BH a continuar internado, segundo a equipe médica do hospital.
“Seu estado geral, de acordo com o chefe da equipe médica, dr. Ednaldo Melo de Lima, é estável”, diz o comunicado mais recente sobre o quadro de Noman.
O político é prefeito de BH desde 2022 – antes ocupava o cargo de vice – e superou, em outubro deste ano, o bolsonarista Bruno Engler (PL) na disputa de segundo turno. Noman foi reeleito, no último pleito, com 53,73% dos votos, contra 46,27% do adversário.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.