CartaExpressa
Comissão da Câmara aprova isenção das taxas de registro de MEI para inscritos no CadÚnico
Pelo texto, a isenção será concedida automaticamente com a comprovação do registro
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto, de autoria do deputado Júlio Oliveira (PP-TO), que isenta os inscritos no CadÚnico de pagar taxas para obter o registro de Microempreendedor Individual (MEI).
Pelo texto, a isenção será concedida automaticamente com a comprovação do registro no CadÚnico. O cadastro identifica e caracteriza as famílias de baixa renda no Brasil, definidas como aquelas com renda mensal per capita de até meio salário mínimo.
O Sebrae, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), realizou um estudo mostrando que 30% dos MEIs do Brasil estão inscritos no CadÚnico. O perfil predominante desses MEIs é de pessoas não brancas (63%) e mulheres (55%).
O relator, deputado Julio Lopes (PP-RJ), afirmou que a medida facilita e incentiva o empreendedorismo, contribuindo para que pessoas de baixa renda possam alcançar melhorias financeiras e sociais. “A iniciativa pode contribuir para redução da pobreza e de desigualdades socioeconômicas, inclusive as de caráter regional”, afirmou Lopes.
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado Federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


