Do Micro Ao Macro
Soluções de IA generativa reduzem custos de análise de crédito de fintechs em 96%
Ferramenta também reduz tempo de decisão de três dias para menos de uma hora, além de minimizar gastos com infraestrutura e desenvolvimento


O uso de inteligência artificial generativa em arquitetura sem servidor tem revolucionado processos de análise de crédito. Essa abordagem reduziu custos operacionais em 96% e acelerou o tempo de decisão, de três dias para menos de uma hora.
Além disso, a implementação eliminou gastos com manutenção. Os custos de infraestrutura foram reduzidos em 84% e os de desenvolvimento em 75%.
Fintech adota soluções para transformar operações
A Base39 alcançou esses resultados ao adotar tecnologias da AWS. A fintech integrou ferramentas como Amazon Bedrock, MongoDB Atlas Vector Search e Anthropic Claude.
Com isso, foi possível melhorar a precisão das análises e a escalabilidade das operações financeiras. Essas mudanças também permitiram respostas mais rápidas às demandas dos clientes.
Processos manuais deram lugar à automação
Anteriormente, a análise de crédito era realizada manualmente. Cada funcionário conseguia processar, no máximo, 50 avaliações por dia.
Por conta disso, os atrasos chegavam a três dias, prejudicando a experiência dos clientes. Para resolver esse problema, a AWS, em parceria com o programa MongoDB for Startups, desenvolveu uma solução personalizada para a Base39.
Essa solução utilizou o MongoDB Atlas Vector Search para ajustar os modelos de inteligência artificial aos dados proprietários da fintech. O ajuste RAG (recuperação aumentada de geração) tornou os resultados mais precisos e confiáveis.
Resultados e suporte garantem a transformação
Bruno Nunes, CEO da Base39, destacou a rapidez dessa transformação: “Em apenas duas semanas, reduzimos custos e aceleramos o processamento de empréstimos.”
O suporte contínuo da AWS foi essencial para a integração das ferramentas. Já o MongoDB Atlas proporcionou flexibilidade, permitindo que a Base39 trabalhasse com diferentes tipos de dados.
Segurança e eficiência trazem novas possibilidades
Além da redução de custos, a implementação reforçou a segurança. Com armazenamento e backup protegidos na nuvem, a fintech passou a gerenciar grandes volumes de dados com mais eficiência.
Por fim, ferramentas como Claude 3.5 Sonnet e Claude 3 Haiku, junto ao LangGraph, modularizaram os processos. Isso aprimorou a análise de crédito e possibilitou soluções personalizadas para os clientes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.