Mundo
Se EUA cortarem financiamento militar para Ucrânia, ‘perderemos’, diz Zelensky
O presidente eleito, Donald Trump, critica os bilhões de dólares gastos pelo atual governo do democrata de Joe Biden com a guerra no país europeu


A Ucrânia “perderá” a guerra contra a Rússia se os Estados Unidos cortarem o seu financiamento militar, garantiu o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, à emissora americana Fox News nesta terça-feira (19).
“Se cortarem, perderemos… acredito que perderemos”, disse Zelensky em entrevista. “Vamos lutar. Temos nossa produção, mas não é suficiente para vencermos”, acrescentou.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, critica os bilhões de dólares gastos pelo governo do democrata Joe Biden em ajuda à Ucrânia desde que a invasão russa começou em 2022.
Depois de uma autorização dada por Biden, a Ucrânia disparou pela primeira vez nesta terça-feira mísseis americanos de longo alcance contra a Rússia, que, por sua vez, prometeu responder e levantou novamente a ameaça do uso de armas nucleares.
O chanceler Sergei Lavrov prometeu uma resposta em conformidade por parte da Rússia, ao estimar que os Estados Unidos têm envolvimento nesses ataques que abrem uma “nova fase” da guerra.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Apoiada pelos EUA, Ucrânia usa mísseis de longo alcance contra Rússia e abre ‘nova fase’ do conflito
Por André Lucena
Putin amplia possibilidade de uso das armas nucleares
Por AFP
Declaração do G20 menciona guerras em Gaza e na Ucrânia sem condenar Israel e Rússia
Por CartaCapital
Trump diz que Zelensky ‘nunca deveria ter permitido’ que guerra começasse na Ucrânia
Por AFP