CartaCapital

Líderes do G20 tiram foto no Rio de Janeiro sem Joe Biden

Frustrados, funcionários americanos culparam ‘questões logísticas’ pelo erro, que também deixou de fora da foto os primeiros-ministros do Canadá e da Itália

Líderes do G20 tiram foto no Rio de Janeiro sem Joe Biden
Líderes do G20 tiram foto no Rio de Janeiro sem Joe Biden
Líderes posam para foto no G20, no Rio de Janeiro, em 18 de novembro de 2024. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

Joe Biden dirigia-se para tirar a foto de família dos líderes do G20 no Rio de Janeiro, em sua última cúpula como presidente dos Estados Unidos, nesta segunda-feira 18, mas descobriu que o registro já havia sido feito sem ele.

Frustrados, funcionários americanos culparam “questões logísticas” pelo erro, que também deixou de fora da foto os primeiros-ministros do Canadá e da Itália.

O incidente ocorreu durante uma viagem pela América do Sul em que os pares de Biden já parecem estar olhando para além do presidente americano em termos políticos — e em direção ao seu sucessor, Donald Trump.

Nessa despedida no cenário global, o líder democrata de 81 anos tem tentado consolidar seu legado antes que o republicano possivelmente o desmonte com sua política externa isolacionista de “Os Estados Unidos Primeiro”.

Líderes mundiais, incluindo o presidente chinês, Xi Jinping; o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi; e o presidente francês, Emmanuel Macron, desceram uma rampa no Museu de Arte Moderna do Rio, à beira-mar, para a foto em grupo.

Eles se reuniram no púlpito, conversaram e brincaram enquanto posavam tendo como pano de fundo o icônico Pão de Açúcar. O clique foi rápido.

Biden e o premiê canadense, Justin Trudeau, chegaram de outra direção após uma reunião bilateral à margem da cúpula, mas era tarde demais, e os outros já haviam se dispersado.

Joe Biden e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, no G20, no Rio de Janeiro, em 18 de novembro de 2024. Foto: Mauro Pimentel/AFP

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, também perdeu a fotografia, oficialmente relacionada ao lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza promovida pelo presidente Lula. Ela, Biden e Trudeau formaram um pequeno grupo separado.

“Devido a problemas logísticos, a foto foi tirada antes de todos os líderes chegarem. Por isso, alguns líderes não estavam presentes”, explicou um funcionário americano sob a condição do anonimato.

Funcionários dos Estados Unidos negaram que Biden tenha perdido a foto para evitar aparecer ao lado do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov. Mais cedo, Biden instou os líderes do G20 a apoiarem a “soberania” da Ucrânia diante da invasão russa, lançada em 2022.

O presidente russo, Vladimir Putin, não participa da cúpula do G20 no Rio. Ele é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional devido à guerra na Ucrânia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo