CartaExpressa
Lula cobra financiamento contra crise climática e destaca papel das cidades
Presidente criticou ‘enorme lacuna de financiamento no Sul Global’


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, neste domingo 17, do fórum Urban 20, que reuniu prefeitos que fazem parte do G20.
No evento, realizado no Rio de Janeiro, Lula voltou a cobrar dos países mais ricos uma ampliação no financiamento contra a crise climática. O petista salientou que as cidades têm uma papel a cumprir no combate aos eventos climáticos extremos.
Para Lula, o “planejamento urbano terá papel crucial na transição ecológica e no enfrentamento às mudanças climáticas”.
“Esses mesmos centros urbanos estão desproporcionalmente expostos às consequências das mudanças climáticas, à subida do nível dos oceanos, às ondas de calor, à insegurança hídrica, às enchentes avassaladoras como as que vimos recentemente no sul do Brasil, na Colômbia e na Espanha”, disse o presidente.
No discurso, Lula lamentou o que chamou de “enorme lacuna de financiamento no Sul Global”.
“As cidades não podem custear sozinhas a transformação urbana. Elas não podem ser negligenciadas nos novos mecanismos de financiamento da transição climática. Infelizmente, os governos esbarram em uma enorme lacuna de financiamento no Sul Global”, disse Lula.
Na fala, Lula também destacou qual foi a prioridade do Brasil na presidência do G20. O país deixará a presidência do bloco no início de dezembro, passando a liderança para a África do Sul.
“Existe um déficit no financiamento urbano, que não consegue acompanhar o ritmo da urbanização desordenada em muitas partes do mundo, como a África, a Ásia e a América Latina. Por isso, a terceira prioridade da presidência brasileira do G20 é a reforma da governança global”, disse o petista.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.