Mundo
‘Potencialmente catastrófico’, supertufão Man-yi toca o solo nas Filipinas
A tempestade é a sexta a atingir as Filipinas em um mês
O supertufão Man-yi, que pode ter um impacto “potencialmente catastrófico” nas Filipinas, tocou o solo no arquipélago neste sábado 16, provocando ondas de até 14 metros de altura, segundo o órgão meteorológico estatal.
Mais de 650 mil pessoas fugiram de suas casas para evitar o impacto de um fenômeno meteorológico com ventos que, às 21h40 (10h40 de Brasília), alcançavam 195 quilômetros por hora no município de Catanduanes, na região de Bicol, em frente a Luzon, a principal ilha do arquipélago.
A tempestade, a sexta a atingir as Filipinas no último mês, ameaça milhões de habitantes. Pelo menos 163 pessoas morreram nas tempestades anteriores, que deixaram milhares de desabrigados, destruíram colheitas e dizimaram rebanhos.
Man-yi pode atingir Luzon, a ilha mais populosa e motor econômico do país, como supertufão ou tufão na tarde de domingo.
“Percebe-se uma situação potencialmente catastrófica e mortal no nordeste da região de Bicol à medida que o supertufão ‘Pepito’ continua se intensificando”, declarou a agência meteorológica antes de o tufão tocar terra, usando o nome local da tempestade.
O governo pediu à população que seguisse as advertências e procurasse abrigo.
Cientistas afirmam que as mudanças climáticas aumentam a intensidade das tempestades, causam chuvas mais fortes, inundações repentinas e rajadas de vento mais violentas.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


