Educação

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2024; veja como consultar

Provas foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o País

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2024; veja como consultar
Inep divulga gabarito oficial do Enem 2024; veja como consultar
Estudantes do Enem. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quinta-feira 14, o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. 

Os arquivos contendo as provas e os gabaritos já estão disponíveis para consulta no portal do Inep.

A divulgação foi antecipada em relação à previsão inicial, que era para o dia 20 de novembro, conforme anúncio do ministro da Educação, Camilo Santana, no último domingo 10.

Embora o gabarito permita que os candidatos confiram o número de questões que acertaram, a pontuação final só será conhecida em 13 de janeiro de 2025, quando o Inep divulgará as notas individuais no seu portal. 

A demora se deve ao uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de correção que avalia a consistência das respostas, não apenas a quantidade de acertos, visando medir o desempenho de forma mais precisa.

Provas e abstenção em queda

O Enem 2024 foi realizado em dois domingos, 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, os estudantes responderam a 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redigiram uma redação cujo tema foi “a herança africana no Brasil”. 

Já no segundo dia, os candidatos enfrentaram 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.

O índice de abstenção apresentou queda em comparação com os últimos dois anos: 26,6% dos inscritos faltaram no primeiro dia de prova, e 30,6% no segundo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo