Política

União desiste de lançar Elmar à presidência da Câmara; Hugo Motta não terá concorrente

O recuo estava precificado desde o fim de outubro. A candidatura própria se tornou inviável em razão do apoio de Lira a Motta

União desiste de lançar Elmar à presidência da Câmara; Hugo Motta não terá concorrente
União desiste de lançar Elmar à presidência da Câmara; Hugo Motta não terá concorrente
Elmar Nascimento, deputado federal pelo União Brasil da Bahia - Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Horas depois de o PSD abrir mão de ter candidato próprio na eleição para a presidência da Câmara, a bancada do União Brasil anunciou a desistência de seu líder, Elmar Nascimento (BA), na corrida pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL). Com isso, o partido definiu apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB), que não deve ter concorrentes.

O recuo do União estava precificado desde o fim de outubro — a candidatura própria se tornou inviável em razão do apoio de Lira a Motta. Elmar era aliado do atual chefe da Câmara e nutria a expectativa de ser endossado por ele.

O entendimento de que o União acabaria prejudicado ao ficar sem representação na divisão de cargos de comando foi o argumento principal para convencer a cúpula da legenda a abdicar de sua candidatura. A eleição para a presidência da Câmara ocorrerá em fevereiro do ano que vem.

Em troca, o partido espera receber a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, o colegiado mais importante, ou a relatoria do Orçamento. Atualmente, a sigla controla primeira-secretaria, Conselho de Ética e três comissões permanentes: Defesa do Consumidor, Integração Nacional e Desenvolvimento Econômico.

O apoio do União consolida ainda mais a candidatura de Hugo Motta, que conseguiu fechar aliança com 17 partidos, do PT de Lula ao PL de Jair Bolsonaro. Além disso, enterra a possibilidade de outra candidatura competitiva. Para ser eleito presidente da Câmara em primeiro turno, o deputado do Republicanos precisará de, pelo menos, 257 votos.

Quem também recuou na candidatura nesta quarta foi Antonio Brito, líder do PSD. A decisão foi tomada em reunião com o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab. Para apoiar Motta, o partido pleiteia o comando da Comissão Mista de Orçamento (responsável por elaborar o Orçamento da União) em 2025 e a terceira-secretaria.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo