CartaExpressa

Não haverá tempo, reconhece Bolsonaro sobre PL da Anistia ainda em 2024

Para favorecer o arranjo, o ex-presidente sinalizou apoio à candidatura de Davi Alcolumbre no Senado

Não haverá tempo, reconhece Bolsonaro sobre PL da Anistia ainda em 2024
Não haverá tempo, reconhece Bolsonaro sobre PL da Anistia ainda em 2024
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Evaristo Sa/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reconheceu que o projeto de lei que pretende anistiar os condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro não deve ser votado ainda neste ano.

Em entrevista ao portal Metrópoles publicada nesta quarta-feira 13, Bolsonaro disse que conversou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e concordou com a decisão de fazer com que o projeto saísse da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e fosse para uma comissão especial.

“Este ano não vai dar certo, no meu entender”, disse Bolsonaro sobre a votação do PL da Anistia. “Não vai ter tempo para isso. Mas não tínhamos alternativa. Porque, olha só, mesmo se aprovado na comissão…Estava lá conversando com a Carol de Toni (PL-SC), presidente da CCJ, estava indo muito bem. Tínhamos muita esperança de aprovar lá. Agora, indo para a Câmara, teria que ter o Lira para botar em pauta. E tínhamos dúvida se o plenário apoiaria”, afirmou o ex-presidente.

Recentemente, Lira reconheceu que o projeto é “sensível” e que “estava sendo usado inapropriadamente”. Ele comentou que pretende “dar uma solução” ainda durante o seu mandato, que termina no início do ano que vem.

Ainda na entrevista, Bolsonaro disse que o projeto precisa de mais tempo para ser discutido, uma vez que, segundo ele, seria melhor “uma quase certeza” do que se ficar “em uma incerteza o deslinde” da proposta de anistia.

O ex-capitão frisou ainda que o seu partido, o PL, pode apoiar o senador Davi Alcolumbre (União-AP) na candidatura à presidência do Senado. Para isso, a sigla de Valdemar Costa Neto pode ficar com a primeira vice-presidência da Casa. Para Bolsonaro, o arranjo pode ajudar na aprovação do PL da Anistia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo