Mundo
Biden receberá Trump na Casa Branca na próxima quarta-feira
Democrata tenta organizar uma transição tranquila com o republicano
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, receberá o presidente eleito Donald Trump na Casa Branca na quarta-feira, disse a porta-voz da presidência, Karine Jean-Pierre, neste sábado (9).
Biden e Trump se encontrarão no Salão Oval às 11h (13h em Brasília), informou a Casa Branca, depois que o bilionário republicano obteve uma vitória decisiva sobre a vice-presidente Kamala Harris na eleição de 5 de novembro.
Biden se comprometeu na quinta-feira a garantir uma transferência de poder “pacífica e ordenada” com o republicano.
Os dois homens devem se preparar para uma nova administração na qual figuras como o empresário Elon Musk ou Robert F. Kennedy Jr. poderiam desempenhar papéis importantes.
Trump, que nunca admitiu a derrota em 2020 e boicotou a cerimônia de posse de Biden em janeiro de 2021, disse na quinta-feira que estava “ansioso por esta reunião” na Casa Branca, de acordo com sua equipe.
O magnata do setor imobiliário, alvo de duas tentativas de assassinato durante a campanha, indiciado e condenado em processos criminais e civis, tem 74 dias para montar sua equipe de governo.
O republicano fez sua primeira nomeação importante na quinta-feira, nomeando Susie Wiles, uma arquiteta de sua campanha, como sua chefe de gabinete, um cargo estratégico nunca antes ocupado por uma mulher.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Irã diz que acusações dos EUA de envolvimento em tentativa de assassinato de Trump são ‘infundadas’
Por CartaCapital
Negros dos EUA recebem mensagens racistas mandando ‘colher algodão’ após vitória de Trump
Por CartaCapital
Procurador pede a suspensão de processo contra Trump por interferência na eleição de 2020
Por AFP
NY Times: Trump entregou o telefone a Musk em conversa com Zelensky após a eleição
Por CartaCapital



