CartaExpressa
NY Times: Trump entregou o telefone a Musk em conversa com Zelensky após a eleição
O empresário foi um dos principais fiadores da campanha republicana


Logo após ser eleito para o seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ligou para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que definiu a conversa como “produtiva”, mas não expôs detalhes.
Os presidentes, porém, não foram os únicos participantes da conversa. Segundo informações publicadas nesta sexta-feira 8 pelo jornal The New York Times, em dado momento Trump entregou o telefone ao empresário Elon Musk.
O veículo ouviu fontes próximas aos envolvidos, cravando que a conversa transcorreu em um tom cordial. Ainda não se sabe, porém, sobre o que Musk e Zelensky falaram.
Musk foi um dos principais fiadores da campanha trumpista. Ele participou de um comício ao lado de Trump, gastou milhões de dólares e chegou a acompanhar a apuração na companhia do republicano.
Trump, por sua vez, já indicou que poderia reduzir a ajuda norte-americana à Ucrânia, que, desde 2022, está em conflito com a Rússia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.