Mundo
Xi e Biden confirmam viagem ao Brasil para o G20
O presidente dos Estados Unidos conversou com Lula (PT) nesta quinta-feira 7


O presidente Xi Jinping viajará ao Brasil e ao Peru na semana que vem para reuniões do G20 e do fórum Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, anunciou a chancelaria da China nesta sexta-feira 8 (noite de quinta no Brasil).
Xi estará em Lima entre os dias 13 e 17 e no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 21, informou a porta-voz Hua Chunying.
Também nesta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com o presidente Lula (PT), antes de viajar ao Brasil para a cúpula do G20 e para uma visita inédita à Floresta Amazônica.
Será uma despedida para o presidente americano, que entregará as chaves da Casa Branca a Donald Trump em 20 de janeiro.
Durante a conversa com Lula, Biden “destacou o progresso conseguido na promoção dos direitos dos trabalhadores e na luta contra a fome e a pobreza” no Brasil e desejou ao petista uma boa recuperação da lesão sofrida em uma queda no mês passado, afirmou a Casa Branca em comunicado.
Os dois dialogaram sobre os preparativos do G20 e acertaram manter um contato “estreito” sobre temas regionais e globais.
Segundo o governo americano, Biden “vai desempenhar um papel de liderança no apelo ao G20 para trabalhar em conjunto no enfrentamento a desafios globais como a fome e a pobreza, a mudança climática, as ameaças à saúde e o peso da dívida dos países em desenvolvimento”.
Lula, por sua vez, também aproveitará a reunião para abordar a crise provocada pelo aquecimento global e sua proposta de estabelecer um imposto sobre as grandes fortunas para combater a pobreza.
O presidente americano chegará ao Brasil no dia 17 e irá a Manaus para falar de aquecimento global, um tema que Trump considera uma “farsa”.
Antes da visita ao Brasil, Biden passará por Lima, no Peru, que recebe o fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico de 14 a 16 de novembro.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Trump anuncia a 1ª integrante de seu novo governo; conheça Susie Wiles
Por CartaCapital
Trump vence com folga até em cidade sobre a qual mentiu na campanha: ‘Comem cachorros’
Por CartaCapital
O plano de Milei para se encontrar com Trump nos EUA
Por CartaCapital