CartaExpressa

‘Só sai do partido se quiser’, diz Lupi sobre situação de Ciro no PDT

Ministro da Previdência, que é presidente licenciado da sigla, admitiu, porém, que eventual retomada da aliança entre PDT e PT no Ceará pode impor dificuldades ao ex-presidenciável

‘Só sai do partido se quiser’, diz Lupi sobre situação de Ciro no PDT
‘Só sai do partido se quiser’, diz Lupi sobre situação de Ciro no PDT
Foto: Divulgação/PDT
Apoie Siga-nos no

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, que é presidente licenciado do PDT, admitiu que, se a sigla concretizar uma aliança com o PT do Ceará, há chances de Ciro Gomes deixar o partido. Entretanto, segundo Lupi, uma eventual saída só depende do próprio Ciro.

Em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta quinta-feira 7, Lupi disse que uma eventual retomada da aliança PDT-PT no Ceará criaria uma situação de “grande dificuldade” para o ex-presidenciável. Lupi, entretanto, não mostrou entusiasmo com a ala do partido que defende uma saída mais imediata de Ciro.

“Minha relação com o Ciro é de profundo carinho e amizade. As pessoas só querem lembrar do que ele fez na última eleição. Esquecem que na outra, em 2018, ele ajudou a eleger 27 deputados. O Ciro só sai do partido se quiser“, afirmou Lupi.

O ministro também deu explicações sobre o desempenho do PDT nas eleições municipais deste ano, já que a sigla foi uma das que mais caiu na eleição de prefeitos, na comparação com o pleito de 2020. Cidades como Fortaleza e Aracaju, por exemplo, saíram das mãos do PDT. Para Lupi, o rompimento entre Ciro e o irmão, o senador Cid Gomes (PSB-CE), tem relação direta com a queda.

Saíram sessenta prefeitos do PDT no Ceará após o rompimento entre os irmãos. […] Ele e o irmão nunca foram muito fortes em Fortaleza. A aliança PDT-PT que era forte. Sarto [atual prefeito de Fortaleza] não conseguiu fazer uma boa comunicação da gestão. Lula é muito forte lá e houve a polarização entre os candidatos do PT e do PL, que era a marca do voto do Bolsonaro. Deu o PT, graças a Deus. O Ciro deu a opinião dele, mas não fez campanha para ninguém”, afirmou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo