Política

Rede e PRD oficializam apoio a Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara

As siglas faziam parte de um bloco que, até as últimas semanas, havia sinalizado apoio a Elmar Nascimento (União-BA) na disputa pelo comando da Casa

Rede e PRD oficializam apoio a Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara
Rede e PRD oficializam apoio a Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara
Líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta (PB) - Douglas Gomes / Lid Republicanos
Apoie Siga-nos no

O PRD e a Rede Sustentabilidade oficializaram, nesta quarta-feira 6, o apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados. Motta se reuniu com o presidente do PRD, o deputado Fred Costa (MG) e com o deputado da Rede, Túlio Gadêlha (PE).

As siglas faziam parte de um bloco que, até as últimas semanas, havia sinalizado apoio a Elmar Nascimento (União-BA) na disputa pelo comando da Casa. PRD e Solidariedade somam 10 parlamentares.

Com isso, o candidato do atual líder da Casa, Arthur Lira (PP-AL), já conquistou o apoio de 14 dos 19 partidos representados na Câmara. São eles:

  • PL;
  • PT;
  • PP;
  • Republicanos;
  • MDB;
  • Podemos;
  • PDT;
  • PCdoB;
  • PV;
  • PSDB;
  • Cidadania;
  • PSB;
  • PRD; e
  • Rede.

Juntas, essas legendas somam 384 deputados, ultrapassando com folga os 257 votos necessários para conquistar a vaga. A votação está prevista para fevereiro de 2025.

Essa margem deve, ainda, ser ampliada, já que Motta segue articulando novos apoios, com grande expectativa de conquistar o endosso do União Brasil. Até aqui, oficialmente, o partido lançou o deputado Elmar Nascimento (BA) na corrida, mas, desde semana passada, ensaia um recuo e negocia com Motta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo