Esporte

Gabriel Bortoleto é confirmado na Fórmula 1 em 2025 e Brasil volta à categoria após 7 anos

Piloto de 20 anos vai correr pela Sauber; Brasil é um dos países mais tradicionais da categoria, com 8 títulos mundiais

Gabriel Bortoleto é confirmado na Fórmula 1 em 2025 e Brasil volta à categoria após 7 anos
Gabriel Bortoleto é confirmado na Fórmula 1 em 2025 e Brasil volta à categoria após 7 anos
Gabriel Bortoleto será o piloto brasileiro na Fórmula 1. Foto: Reprodução/McLaren
Apoie Siga-nos no

O Brasil voltará a ter um representante na Fórmula 1, a principal categoria do automobilismo mundial, após sete anos. Nesta quarta-feira 6, a equipe Sauber anunciou que vai contar com o reforço do piloto Gabriel Bortoleto para a temporada 2025.

“Este é um dos projetos mais empolgantes do automobilismo, se não de todo o esporte. Fazer parte de uma equipe que combina a rica história da Sauber e da Audi no automobilismo é uma verdadeira honra”, disse o piloto, ao confirmar a vaga.

O último piloto brasileiro na Fórmula 1 foi Felipe Massa, cuja temporada final na categoria foi em 2017. Com passagens por equipes como Ferrari e Williams, Massa foi vice-campeão mundial da Fórmula 1 em 2008, ficando atrás do piloto Lewis Hamilton por apenas um ponto.

Gabriel Bortoleto, de 20 anos, é o atual líder do campeonato da Fórmula 2, uma das categorias de acesso à Fórmula 1. Antes, em 2023, ele conquistou o campeonato da Fórmula 3.

Bortoleto faz parte da Academia de Jovens Pilotos da McLaren, recebendo assessoria do bicampeão mundial Fernando Alonso. Com a chegada à Fórmula 1, ele deixará o programa.

O jovem será o 32º piloto brasileiro a fazer parte da Fórmula 1. Antes dele, Pietro Fittipaldi chegou a correr em dois eventos em 2020, substituindo o piloto Romain Grosjean, que sofreu um acidente no período.

O Brasil é um dos países mais tradicionais da história da Fórmula 1. Desde a criação da categoria, em 1950, o País já conquistou oito títulos mundiais. No total, são 101 vitórias, 126 poles e 293 pódios. 

O primeiro título do Brasil veio em 1972, como Emerson Fittipaldi. Ele conquistou o bicampeonato dois anos depois. Na década de 1980, Nelson Piquet foi campeão em três oportunidades (1981, 1983 e 1987). Ayrton Senna, considerado um dos maiores pilotos da história, venceu o Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1988, 1990 e 1991.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo