CartaExpressa
PT está prestes a anunciar apoio a Alcolumbre para a presidência do Senado
A divulgação deve acontecer até a semana que vem, após reunião com o presidente Lula (PT)
O PT definiu apoio a Davi Alcolumbre (União-AP) na eleição para a presidência do Senado, marcada para fevereiro de 2025. O anúncio deve acontecer até a semana que vem e ocorrerá após uma reunião com o presidente Lula (PT), conforme apurou a reportagem de CartaCapital.
A bancada petista já se reuniu com Alcolumbre para debater as pautas de interesse do governo e encaminhou a aliança.
Alcolumbre, que chefiou o Senado de 2019 a 2021, é o principal postulante a suceder Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de quem é aliado. Atualmente, o amapaense preside a Comissão de Constituição e Justiça, o colegiado mais importante da Casa.
O candidato já conta com o apoio de PL, PP, PDT e PSB, além de seu partido, o União Brasil. Juntas, as siglas têm 44 senadores. São necessários ao menos 41 para se eleger em primeiro turno, em votação secreta e individual.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Deputado bolsonarista desafia STF e anuncia que não comparecerá a depoimento na PF
Por CartaCapital
Votação de PEC que amplia autonomia do BC deve ficar para 2025, indica Pacheco
Por CartaCapital
PF recupera arquivos deletados por Mauro Cid sobre a trama golpista do 8 de Janeiro, diz site
Por CartaCapital
Projeto de lei aumenta pena para crimes relacionados ao garimpo ilegal
Por Agência Senado



