Do Micro Ao Macro

Veja 3 desafios e soluções para alcançar o ponto de equilíbrio de seu negócio

Tecnologia auxilia gestores a monitorar indicadores e garantir estabilidade econômica nos negócios

Veja 3 desafios e soluções para alcançar o ponto de equilíbrio de seu negócio
Veja 3 desafios e soluções para alcançar o ponto de equilíbrio de seu negócio
Guto Fragoso, CFO da Kamino Guto Fragoso, CFO da Kamino
Apoie Siga-nos no

O ponto de equilíbrio, conhecido como breakeven, representa o momento em que uma empresa iguala receitas e custos, sem lucro ou prejuízo. Compreender e monitorar esse ponto é importante para a saúde financeira. A tecnologia, por exemplo, facilita a coleta e análise de dados, apoiando gestores na visualização de métricas essenciais.

Em um cenário desafiador para CFOs, conforme indicam dados da Gartner, a capacidade de liderar transformações e melhorar indicadores financeiros é uma demanda constante. Segundo Guto Fragoso, CFO da Kamino, “a falta de uma visão unificada das finanças é um dos maiores desafios para alcançar o breakeven”. A Kamino oferece um software de gestão com banco integrado, que centraliza receitas, despesas e investimentos em um único painel. Esse tipo de ferramenta permite uma análise clara dos custos e facilita a busca por melhorias no fluxo de caixa.

Veja três sinais que indicam que o breakeven ainda não foi alcançado, e soluções para enfrentá-los.

1. Projeções e expansão equivocadas

Projeções otimistas demais podem levar a decisões de expansão prematuras, gerando custos fixos altos e recursos ociosos. Realizar gastos significativos em softwares ou novas instalações sem uma receita consolidada pode resultar em desequilíbrios financeiros.

Fragoso ressalta que “aumentar o número de funcionários sem demandas concretas pode elevar custos e reduzir produtividade”. Para evitar isso, gestores devem revisar as projeções financeiras trimestralmente. Expansões e contratações devem ocorrer apenas após crescimento de receita consistente por dois a três trimestres consecutivos.

2. Investimento exagerado em marketing

Aumentar o orçamento de marketing sem validação de premissas de mercado pode resultar em investimentos sem retorno. Para mitigar riscos, campanhas testes são recomendadas antes de ampliar o orçamento.

Planos de marketing rígidos também dificultam ajustes necessários, o que eleva os custos desnecessários. Investir todo o orçamento no início do ano, sem revisão periódica, pode gerar problemas se o custo de aquisição de clientes for mais alto do que o previsto. O planejamento financeiro deve incluir etapas de revisão mensal ou trimestral, possibilitando realocação de recursos conforme os resultados.

3. Falta de visibilidade das finanças

A visibilidade financeira é decisiva para o planejamento. Segundo Fragoso, “softwares de gestão financeira, como o da Kamino, oferecem funcionalidades que automatizam processos e agilizam pagamentos, reduzindo erros manuais”. Relatórios detalhados ajudam a projetar resultados futuros com base em dados históricos, aumentando a previsibilidade para alcançar o breakeven.

Com dados de comportamento, as empresas ajustam seu planejamento de forma mais precisa, o que permite acelerar o processo de atingir o ponto de equilíbrio financeiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo