Mundo
EUA anunciam envio de aviões e mísseis balísticos ao Oriente Médio para ‘defender Israel’
Israel, cujo principal aliado são os Estados Unidos, está envolvido em um conflito com o Irã e com grupos afiliados na região desde o início da guerra contra o Hamas em Gaza
Os Estados Unidos anunciaram que realizarão, nos próximos dias, novos envios de militares ao Oriente Médio, incluindo mísseis balísticos, para garantir “a defesa de Israel” e como advertência ao Irã, de acordo com um comunicado do Pentágono divulgado nesta sexta-feira 1º.
“Se o Irã, seus parceiros ou seus grupos afiliados aproveitarem este momento para atacar o pessoal ou os interesses americanos na região, os Estados Unidos tomarão todas as medidas necessárias para defendê-los”, afirmou o major-general Pat Ryder, porta-voz do Pentágono, no comunicado.
Estes novos destacamentos militares incluem meios de defesa contra mísseis balísticos, aviões de combate, bombardeiros B-52 e outros tipos de aeronaves militares.
Israel, cujo principal aliado são os Estados Unidos, está envolvido em um conflito com o Irã e com grupos afiliados na região desde o início da guerra contra o Hamas em Gaza, em 7 de outubro de 2023. Além disso, enfrenta o Hezbollah libanês em sua fronteira norte.
A aviação israelense lançou um ataque contra alvos militares no Irã em 26 de outubro em represália a uma salva de cerca de 200 mísseis lançados por Teerã sobre Israel em 1° de outubro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



