Esporte
Federação Paulista proíbe Mancha Alviverde nos estádios por recomendação do MP
A decisão da entidade ocorre após uma emboscada contra cruzeirenses deixar um morto e 17 feridos


A Federação Paulista de Futebol publicou nesta quarta-feira 30 uma portaria proibindo a presença da torcida organizada Mancha Alviverde, do Palmeiras, em eventos esportivos em todo o estado de São Paulo.
A decisão acata uma recomendação do Ministério Público após o violento ataque do último domingo 27 contra integrantes da Máfia Azul, do Cruzeiro. O caso resultou na morte de um torcedor cruzeirense e deixou 17 feridos.
A confusão aconteceu em Mairiporã, na Grande São Paulo, quando integrantes da Mancha Alviverde teriam feito uma emboscada contra cruzeirenses na rodovia Fernão Dias, usando barras de metal e de madeira. O incêndio em um ônibus também provocou a interdição temporária da via no sentido Belo Horizonte.
Sete feridos sofreram traumatismo craniano e um torcedor foi baleado no abdômen, embora não corra risco de morrer.
Em resposta, o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, ordenou que o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado investigue o episódio. “Há firmes evidências de que algumas torcidas organizadas atuam como verdadeiras facções criminosas, o que justifica a intervenção do Gaeco.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Homem morre após briga entre torcidas do Cruzeiro e do Palmeiras
Por Agência Brasil
Câmara discute o fim da punição coletiva de torcidas organizadas de futebol
Por CartaCapital