Política
Alesp aprova projeto que abre caminho para reeleger deputado do PL como presidente
Apenas os cinco deputados do PSOL se manifestaram contra a votação


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, na tarde desta terça-feira 29, uma proposta que permite a reeleição do presidente da Casa. Atualmente, o presidente da Alesp é o deputado estadual André do Prado, do PL.
A alteração na lei estadual foi aprovada em dois turnos por aclamação, sem votação nominal. Apenas os cinco deputados do PSOL se manifestaram contra a votação.
A mudança está no segundo parágrafo do artigo 11 da Constituição do Estado de São Paulo, que deixaria de vetar a reeleição do presidente da Assembleia. Um terceiro mandato continua proibido.
O atual presidente foi eleito em março de 2023 e ficaria no máximo até 2025. Com a medida, ele poderá se reeleger e comandar a Casa até 2027.
Apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), André do Prado teve 89 votos dos 94 deputados quando foi escolhido para presidir a Alesp.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Comissão da Alesp aprova projeto de Tarcísio que pode tirar até R$ 10 bi da educação em SP
Por CartaCapital
Quem é o deputado que assume a vaga de Rui Alves, novo secretário de Ricardo Nunes, na Alesp
Por CartaCapital