Do Micro Ao Macro

Como se destacar na Black Friday 2024

Dicas de especialistas ajudam lojistas a aproveitar a data e melhorar a experiência de compra

Como se destacar na Black Friday 2024
Como se destacar na Black Friday 2024
Como se destacar na Black Friday 2024
Apoie Siga-nos no

As projeções para a Black Friday deste ano indicam um crescimento de 10% nas vendas em comparação com 2023. De acordo com a Haus, do Grupo Stefanini, a movimentação pode alcançar até R$ 7,6 bilhões.

Esse cenário traz boas perspectivas para o varejo. Para atender um público cada vez mais exigente, os lojistas devem se preparar com estratégias eficazes.

Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática e VP de Educação da Nuvemshop, reforça que a Black Friday é um dos períodos de maior impacto no comércio. “Somente de janeiro a julho, as vendas online aumentaram 18,7%, alcançando R$ 160,3 bilhões, segundo o relatório Webshoppers da NIQ Ebit”, destaca.

Para Oliveira, é possível ampliar os ganhos ao longo do mês, usando a chamada “Black November”. Dessa forma, ele sugere campanhas com promoções diferenciadas e progressivas semana a semana, o que cria mais oportunidades de venda e capta a atenção do consumidor.

Integração de tecnologias

Para a CEO da Nexaas, Juliana Giovanini, a integração entre canais online e offline é essencial para otimizar as vendas na Black Friday. Ela explica que “essas tecnologias coletam grandes volumes de dados e oferecem recomendações personalizadas, aumentando as chances de conversão e valorizando o consumidor”.

No entanto, Giovanini alerta que é necessário mais do que esperar pela data. Preparação antecipada, aliada ao uso dessas ferramentas, fortalece o relacionamento com os consumidores. “Com planejamento e inovação, os lojistas podem oferecer uma experiência personalizada e fluida”, acrescenta.

Meios de pagamento

O checkout é um ponto crítico na experiência de compra, e qualquer obstáculo pode frustrar o cliente. Segundo Ticiana Amorim, sócia e fundadora da Aarin, especialista em soluções de Pix e embedded finance, “o cliente quer um processo rápido e direto”.

Ela alerta que uma experiência negativa nesse ponto pode afastar o consumidor, especialmente em datas de grande movimentação. “Datas com alto volume de transações, como a Black Friday, exigem preparação no suporte e múltiplos meios de pagamento”, reforça Amorim.

Além disso, ela recomenda que e-commerces e marketplaces integrem o máximo de opções de pagamento para facilitar o processo. Isso permite que o cliente finalize a compra sem precisar sair da plataforma, oferecendo mais conveniência e fluidez na jornada de compra.

Essas orientações, com base nas perspectivas dos especialistas, mostram como lojistas podem melhorar a experiência do consumidor e aproveitar ao máximo a Black Friday 2024.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo