Política
Em revés para o PT, Taka Yamauchi (MDB) é eleito em Diadema
Partido esperava conseguir a liderança na cidade que faz parte da região do Grande ABC, considerado o berço político do presidente Lula (PT)
Taka Yamauchi (MDB) será o novo prefeito de Diadema (SP). O candidato foi eleito neste domingo 27 após superar o atual prefeito petista Filippi no segundo turno. Com 100% das urnas apuradas, ele alcançou 52,59% votos, enquanto o adversário obteve apenas 47,41%.
O resultado representa um revés para o PT, que esperava conseguir a liderança na cidade que faz parte do chamado Grande ABC, na região metropolitana da cidade de São Paulo.
A região, que é considerada o berço político do presidente Lula (PT), já registrou resultados decepcionantes em Santo André, São Bernardo e São Caetano.
A derrota mais dolorida para os petistas na região foi a de São Bernardo: o deputado federal Luiz Fernando ficou apenas na terceira posição. Participam do segundo turno Marcelo Lima (Podemos) e Alex Manente (Cidadania).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



