Política

Datafolha: Nunes tem 11 pontos de vantagem sobre Boulos na véspera do 2º turno

Instituto ouviu 2.052 eleitores entre os dias 25 e 26 de outubro

Datafolha: Nunes tem 11 pontos de vantagem sobre Boulos na véspera do 2º turno
Datafolha: Nunes tem 11 pontos de vantagem sobre Boulos na véspera do 2º turno
Boulos x Nunes. Fotos: Divulgação/Leandro Paiva; e Nelson ALMEIDA / AFP
Apoie Siga-nos no

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, tem 48% das intenções de voto, ante 37% de Guilherme Boulos (PSOL), segundo a nova pesquisa Datafolha, divulgada no início da noite deste sábado 26, poucas horas antes do início da votação de segundo turno.

A menos de um dia do pleito, 3% dos eleitores indicam que ainda não decidiram seu candidato na disputa, enquanto brancos e nulos somam 12%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

O cenário é parecido com o registrado na rodada anterior da pesquisa, divulgada no dia 24. Naquele momento, Nunes tinha 49%, contra 35% de Boulos. A vantagem do prefeito sobre o psolista, portanto, caiu de 14 para os 11 pontos nessa reta final de campanha. Há poucos dias, a distância era de 18 pontos.

Boulos, na última semana, usou três táticas para convencer o eleitorado paulistano: a primeira delas foi uma espécie de caravana ininterrupta, em que ele chegou a dormir na casa de eleitores; na segunda, montou um debate com o povo, em pontos estratégicos nas ruas da cidade, evidenciando a falta de diálogo de Nunes com a população; por fim, apostou em uma última jogada arriscada e participou de uma improvável sabatina capitaneada por Pablo Marçal (PRTB), o ex-coach que ficou em terceiro colocado na disputa de primeiro turno.

A corrida contra o tempo, como se vê, lhe rendeu uma ampliação de 2 pontos no seu grupo de apoiadores. Nunes, por sua vez, apostou em “jogar parado”, tática que lhe rendeu um leve recuo, de 1%, desde o último levantamento.

Nos votos válidos, porém, Nunes se sobressai, conquistando 57%, ante 43% de Boulos. A distância é maior pelo alto volume de indecisos e eleitores que indicam voto em branco ou nulo. Os dois grupos são desconsiderados pelo instituto no cálculo.

O instituto também monitorou um cenário espontâneo de menções, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. Confira os resultados:

  • Ricardo Nunes: 39% (era 40%)
  • Guilherme Boulos: 32% (era 30%)
  • No 15: 4% (era 3%)
  • No 50: 2%
  • Outras respostas: 0% (era 4%)
  • Em branco/nulo/nenhum 9% (era 12%)
  • Não sabe: 11% (era 10%)

Rejeição

O índice de rejeição registrado pelo levantamento neste sábado é de 52% para Boulos e de 37% para Nunes.

A pesquisa Datafolha deste sábado foi contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. Ao todo, o instituto ouviu 2.052 eleitores entre os dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. No TSE, o registro do levantamento é o SP-01690/2024.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo