CartaExpressa
Exército investiga militares que participaram de festa com álcool e funk em quartel
O Comando Militar do Leste afirmou, em nota, que desvios de conduta não são tolerados
O Exército está investigando os militares do 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista do Rio de Janeiro que foram flagrados participando de uma festa regada a bebida alcoólica, algo que é proibido nas unidades das Forças Armadas.
O vídeo da festa, que viralizou nas redes sociais, mostra os militares bebendo e dançando funk.
Em nota, o Comando Militar do Leste confirmou que a celebração se deu em uma subunidade do Batalhão e contou com a presença de militares de diferentes postos e graduações, todos da mesma Organização Militar.
😳Que show da Xuxa foi esse?…
Militares são detidos após festa com álcool e funk em quartel
Imagens mostram os militares festejando durante o expediente no quartel. Caso ocorreu no Rio de Janeiro
Leia: https://t.co/y6sB1llsVD pic.twitter.com/cny6r5Ken9
— Metrópoles (@Metropoles) October 25, 2024
O órgão esclareceu que os militares “permaneceram aquartelados após a festa” para “esclarecimento inicial do fato e das circunstâncias” e foram, posteriormente liberados.
“Cabe destacar que os detalhes do fato estão sendo minuciosamente apurados por meio de um procedimento administrativo”, disse o Comando Militar do Leste, que afirmou repudiar desvio de conduta por parte de seus subordinados.
“O Comando Militar do Leste repudia de forma veemente qualquer desvio de conduta por parte dos seus subordinados e considera que o vídeo explicita que isso, de fato, ocorreu. Portanto, todas as providências disciplinares estão em andamento, respeitando-se o direito ao contraditório e à ampla defesa, individualmente”, pontuou.
“Por fim, o Exército, por meio do Comando Militar do Leste, reitera sua integral desaprovação ao que ocorreu e informa que agirá com o rigor necessário. Tais desvios de conduta de alguns dos seus integrantes não são tolerados e os que transgrediram não representam a imensa maioria dos que pautam, dia e noite, o seu comportamento por parâmetros rígidos de disciplina”, finalizou, em nota.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


