Do Micro Ao Macro
Divulgação digital: como estratégias na internet ampliam o alcance das marcas
Estudo mostra como redes sociais ajudam no reconhecimento da marca e na criação de relações de confiança com clientes


A internet é uma ferramenta de ampla interatividade que dissemina informações rapidamente.
Para empreendedores, as redes sociais se tornaram opções viáveis para ampliar o alcance de seus negócios.
Com isso, de anúncios simples a campanhas completas, esses canais possibilitam que novos empreendimentos alcancem visibilidade de forma prática e direta.
Efetividade de anúncios digitais em dados
A pesquisa “Digital advertising effectiveness” da IAB Europe comparou a eficácia de anúncios digitais com outras mídias, demonstrando que esses anúncios influenciam tanto a intenção de compra quanto a percepção de marca.
Com isso, os dados mostram que campanhas online podem alcançar resultados comparáveis a outras formas de divulgação, mantendo a competitividade.
Opções de baixo custo para pequenos empreendimentos
Cynthia Paixão, fundadora da Afrocentrados Colab, afirma que o uso de estratégias como conteúdo orgânico e publicidade paga permite que empreendedores divulguem seus negócios com custos menores em relação às mídias tradicionais.
Além disso, estar presente nas redes sociais facilita o crescimento da marca ao atingir um público diversificado com um investimento acessível.
Importância da comunicação alinhada
O aumento de reputação nas redes depende de uma comunicação estratégica e clara. Portanto, manter uma mensagem consistente e com valores bem definidos reforça a imagem da marca e cria uma conexão sólida com o público.
Segundo Cynthia, a Afrocentrados Colab utiliza essa abordagem para fidelizar clientes, estabelecendo confiança e mantendo uma comunicação que reflete seus ideais e o perfil de seu público.
Parcerias como forma de alcance
Estabelecer parcerias com influenciadores também se mostra uma tática eficaz.
Segundo a pesquisa “Quem te influencia?” da Mindminers e YOUPIX, seis em cada dez seguidores compraram produtos recomendados por influenciadores, o que reforça a importância desse tipo de conexão para a expansão do alcance nas redes sociais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.