Política
Nunes e Boulos se enfrentam em último debate antes do 2º turno; veja as regras
Debate na TV Globo, com mediação de César Tralli, terá quatro blocos de 20 minutos; candidatos farão coletiva após o embate


Na noite desta sexta-feira 25, os candidatos Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) se enfrentam em um último debate antes da votação do segundo turno das eleições para a prefeitura de São Paulo. O evento é promovido pela TV Globo.
O debate, segundo a emissora, terá quatro blocos de 20 minutos cada, com regras específicas. Veja a divisão:
- Primeiro bloco: tema livre;
- Segundo bloco: dois temas determinados discutidos por 10 minutos cada. Na prática, cada candidato terá 5 minutos para tratar de cada um dos assuntos escolhidos na rodada. Os temas serão definidos, sem repetição, pelos próprios candidatos entre seis assuntos oferecidos pela TV Globo;
- Terceiro bloco: a discussão será semelhante a do primeiro bloco, com tema livre;
- Quarto bloco: os candidatos, novamente, terão que selecionar temas da lista de assuntos definidas pela TV Globo. A dinâmica será igual a do segundo bloco do programa, com cinco minutos para cada candidato discorrer sobre cada um dos assuntos. Na prática, cada um terá 10 minutos de tela.
Ao final do quarto bloco, Nunes e Boulos terão um minuto e meio para considerações finais.
Após a transmissão, ambos participarão de uma entrevista coletiva de cinco minutos, organizada pela emissora em uma sala de imprensa reservada.
Pelas regras definidas pela emissora e aprovadas pelas campanhas, a movimentação dos debatedores no palco é livre em todos os momentos. Há, como em outras ocasiões, possibilidade de que os candidatos e assessores sejam advertidos e, em casos mais graves, punidos com exclusão do evento.
Nunes, que tenta a reeleição, cancelou sua presença em três debates anteriores no segundo turno, e o evento desta sexta-feira será uma das poucas ocasiões de confronto direto com Boulos. Mais cedo nesta sexta, o psolista participa de uma sabatina com Pablo Marçal (PRTB) para qual Nunes também foi convidado, mas negou o convite.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Pepe Mujica grava vídeo em apoio a Boulos na disputa à Prefeitura de São Paulo
Por CartaCapital
Datafolha mostra Nunes 14 pontos à frente de Boulos no 2º turno de São Paulo
Por CartaCapital
Quaest: Boulos avança entre mulheres e jovens; veja recortes da pesquisa em São Paulo
Por CartaCapital