CartaExpressa
Pelo menos 12 políticos com suspeitas de ligação com o crime organizado foram eleitos em SP, diz TRE
Caso as investigações confirmem o envolvimento dos eleitos, eles podem ter seus mandatos cassados


O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo revelou nesta quinta-feira 24 que 12 políticos que são suspeitos de ligação com o crime organizado foram eleitos no estado. São 10 vereadores e dois prefeitos.
Os nomes dos investigados não foi revelado, já que o caso tramita sob sigilo. Ao todo 70 suspeitos disputaram o primeiro turno, realizado em 6 de outubro, mas a maior parte não conseguiu se eleger.
Segundo o TRE-SP, os dados sobre os eleitos serão encaminhados ao Ministério Público para as providências cabíveis, como a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para apuração de gastos ilícitos ou abuso de poder econômico, entre outros.
Caso as investigações confirmem o envolvimento dos eleitos, eles podem ter seus mandatos cassados, mesmo após tomarem posse.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

As fatias do eleitorado em que Nunes e Boulos empatam, segundo o Datafolha
Por CartaCapital
Datafolha em SP: Nunes tem 74% dos eleitores de Marçal e 35% dos de Tabata
Por CartaCapital