Política

Paraná Pesquisas: Candidata do PL lidera com folga a disputa de 2º turno em Aracaju

A vereadora bolsonarista Emília Corrêa está à frente de Luiz Roberto (PDT)

Paraná Pesquisas: Candidata do PL lidera com folga a disputa de 2º turno em Aracaju
Paraná Pesquisas: Candidata do PL lidera com folga a disputa de 2º turno em Aracaju
Emília Corrêa (PL) e Luiz Roberto (PDT) disputam o segundo turno pela prefeitura de Aracaju. Foto: César de Oliveira / Divulgação | Ascom
Apoie Siga-nos no

Uma nova rodada do levantamento da Paraná Pesquisas sobre a disputa pela prefeitura de Aracaju (SE) mostra que Emília Corrêa (PL) se mantém na liderança para a votação do próximo domingo 27, à frente de Luiz Roberto (PDT).

Segundo a pesquisa, a candidata do PL oscilou para baixo em relação aos dados divulgados na semana passada, enquanto Luiz Roberto teve leve oscilação positiva. Confira os novos números:

  • Emília Corrêa (PL): 52,6% (eram 53,5%);
  • Luiz Roberto (PDT): 37% (eram 36,6%);
  • Nenhum/Branco/Nulo: 6,4% (eram 6,4%;)
  • Não sabe/Não respondeu: 4% (eram 3,5%).

A Paraná Pesquisas também simulou um cenário de votos válidos, que é usado pela Justiça Eleitoral para a divulgação dos números finais da votação. Nesse caso, as opções de voto em branco, nulo ou nenhum são desconsideradas.

Em votos válidos, Emília Corrêa, que é apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aparece com 58,7%. Já Luiz Roberto alcança 41,3% das preferências.

No caso da pesquisa espontânea, quando os entrevistados não têm acesso aos nomes dos candidatos, os números são os seguintes:

  • Emília Corrêa (PL): 42,1%;
  • Luiz Roberto (PDT): 30,4%;
  • Nenhum/Branco/Nulo: 5,4%; 
  • Não sabe/Não respondeu: 21,8%.
  • Outros nomes citados: 0,4%.

Rejeição e expectativa de vitória

Em consonância com o fato de ser a candidata que lidera a pesquisa eleitoral para a disputa em Aracaju, Emília Corrêa é, também, a que tem a maior expectativa de vitória. Além disso, a sua rejeição é mais baixa que a de Luiz Roberto.

No primeiro caso, 63,5% dos entrevistados esperam que a candidata bolsonarista vença o pleito. Na semana passada, o percentual era de 62,3%. Para Luiz Roberto, 27,4% esperam que ele vença a eleição, contra 29,9% da semana passada.

Em termos de rejeição, 51,4% disseram que não vão votar em Luiz Roberto. Já a rejeição de Emília Corrêa ficou em 37,6%. Há, ainda, 10,8% que dizem que podem votar nos dois.

O levantamento da Paraná Pesquisas para a capital de Sergipe foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número SE-04788/2024. O instituto ouviu 800 eleitores entre os dias 20 e 23 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo