CartaExpressa
Inmet emite alerta de tempestades e granizo para 13 estados e o DF
O aviso é válido até a manhã da sexta-feira 25


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para tempestades e chuvas intensas em 13 estados e no Distrito Federal até a manhã da sexta-feira 25.
Para o Centro-sul do País prevalece um alerta amarelo para chuvas intensas, com acumulados que podem variar de 20 e 30 mm por hora e ventos de baixa intensidade, entre 40 e 60 km/h. O alerta é válido até às 9h da quinta-feira 24 em Rondônia, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de algumas cidades no sul do Tocantins.
O Sul deve enfrentar granizo e ventos de até 100 km/h. Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul estão em alerta laranja para tempestades até 12h da sexta-feira, com acumulado de chuva que pode chegar a 100 mm por dia e rajadas de vento que podem variar entre 60 e 100 km/h, com riscos de alagamentos, corte de energia, queda de árvores e estragos em plantações.
As regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro também estão em alerta amarelo para tempestade até 10h da sexta-feira, com acumulado de chuva de até 50 mm por dia, ventos intensos e queda de granizo.
A recomendação do Inmet é a de que, durante as tempestades, a população, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. E que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, devido aos riscos de queda e descargas elétricas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mais de 280 torcedores do Peñarol são detidos no Rio após confusão
Por CartaCapital
Quaest: Boulos avança entre mulheres e jovens; veja recortes da pesquisa em São Paulo
Por CartaCapital
Zema volta a associar o Bolsa Família à escassez de mão de obra de trabalho
Por CartaCapital