CartaExpressa

Zema volta a associar o Bolsa Família à escassez de mão de obra de trabalho

Não é a primeira vez que o governador de Minas Gerais dá a entender que os beneficiários do programa não teriam interesse no mercado de trabalho

Zema volta a associar o Bolsa Família à escassez de mão de obra de trabalho
Zema volta a associar o Bolsa Família à escassez de mão de obra de trabalho
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), associou o programa Bolsa Família a uma suposta dificuldade de contratação de mão de obra por empresários.

“O Brasil é um país difícil. Tem mão de obra disponível, porque só em Minas Gerais, de Bolsa Família, nós temos aí mais de um milhão de pessoas recebendo que alegam não ter oportunidade de trabalho”, disse, nesta terça-feira 23, durante um evento em Belo Horizonte junto a empresários do setor de supermercados.

Zema comentava uma declaração feita pelo presidente da Associação Mineira de Supermercados, Alexandre Poni, de que o setor enfrenta dificuldades para contratação.

“Eu já estive do lado de vocês. Muitas vezes na entrevista a pessoa já vem com aquela pergunta: ‘eu preciso trabalhar sábado ou domingo?’ Se você fala que sim, ela já desiste da vaga, porque a pessoa quer um trabalho, mas cheio de pré-requisitos que nem sempre as empresas conseguem atender”, acrescentou o governador.

Não é a primeira vez que o governador, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), critica o programa. Em fevereiro, em uma entrevista à Jovem Pan, ele afirmou que há beneficiários desempregados que não voltam ao mercado de trabalho por medo de perder o benefício social.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo