Mundo
Hezbollah confirma a morte do possível sucessor de Nasrallah em bombardeio israelense
Hashem Safieddin era um dos membros mais importantes do Conselho da Shura, o órgão máximo do partido
O Hezbollah confirmou, nesta quarta-feira (23), a morte de Hashem Safieddin, possível sucessor de Hassan Nasrallah à frente do movimento islamista libanês, depois de o Exército israelense ter anunciado que o “eliminou” no início de outubro em um ataque perto de Beirute.
Em um comunicado, o Hezbollah relatou a morte do chefe do conselho executivo do movimento pró-iraniano “em um bombardeio sionista” e acrescentou que ele morreu junto de outros membros do partido xiita.
O Exército israelense anunciou na terça-feira que havia “eliminado” Safieddin em um bombardeio no sul de Beirute, em 4 de outubro. Safieddin era um dos membros mais importantes do Conselho da Shura, o órgão máximo do partido.
Uma fonte próxima ao Hezbollah afirmou que ele era “o candidato mais provável” para suceder ao falecido chefe do movimento xiita pró-iraniano.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Quem era Hashem Safieddine, cotado para a liderança do Hezbollah e morto por Israel
Por AFP
EUA não identificaram evidências apontadas por Israel sobre ‘bunker’ do Hezbollah em hospital de Beirute
Por André Lucena


