Do Micro Ao Macro
IA melhora desempenho de empreendedores em marketplaces e recupera R$ 23 milhões em vendas
Automação de marketing e otimização de anúncios facilitam a vida de pequenos empresários com o uso de inteligência artificial
Empresas de pequeno e médio porte no Brasil têm como meta expandir suas operações até 2025, segundo 60% dos seus líderes. No entanto, esses planos enfrentam desafios de gestão. A pesquisa “Cabeça de Dono”, realizada pelo Instituto Locomotiva para o Itaú Empresas, revelou que 98% dos empreendedores tomam decisões estratégicas em pelo menos uma área. Além disso, 96% deles lidam com tarefas operacionais em ao menos um setor.
Para apoiar esses empresários, a Loja Integrada lançou duas ferramentas tecnológicas: o Hub de Canais e o módulo de Automação de Marketing.
O Hub de Canais otimiza o envio de catálogos para marketplaces, aumentando as chances de aprovação. Já o módulo de Automação de Marketing recupera vendas ao enviar mensagens automáticas para clientes que abandonaram compras. Assim, a empresa gerou mais de R$ 23 milhões em vendas recuperadas. Essas tecnologias utilizam machine learning e inteligência artificial para simplificar operações, permitindo que os empreendedores engajem clientes e ampliem suas vendas com apenas alguns cliques.
“No mercado atual, onde a maior parte das vendas ocorre em marketplaces, o principal desafio é adaptar os produtos às exigências e formatos dessas plataformas”, explica Victor Popper, CEO da Loja Integrada. “Para resolver esse problema, desenvolvemos modelos de IA que ajustam automaticamente os produtos às especificações de cada marketplace, garantindo qualidade nos dados.”
A inteligência artificial sugere os atributos corretos dos produtos com base no catálogo do marketplace escolhido. Isso facilita a aceitação do produto pela plataforma e ajusta os dados ao formato necessário. Esse recurso é sustentado por uma camada de dados unificados, que reúne informações como histórico de preços, frete, estoque e métricas de conversão.
Dados da Simplicity indicam que mais de 80% das vendas no varejo brasileiro em 2024 ocorreram em marketplaces. Em 2025, estima-se que 10% das vendas sejam feitas por meio de redes sociais. Nesse cenário, o desafio para os empreendedores digitais não é mais abrir uma loja, mas sim conectar e gerenciar múltiplos canais, mantendo margens competitivas e fidelizando clientes.
“É cinco vezes mais barato vender novamente para um cliente já conquistado do que buscar um novo”, comenta Popper. “Com isso em mente, a Loja Integrada lançou campanhas automatizadas para engajamento e retenção de clientes. A partir dos dados de navegação dos consumidores, é possível enviar mensagens incentivando o fechamento de compras, sem necessidade de configuração.”
Recentemente, a Loja Integrada firmou parceria com a Indexa.AI e apresentou outras novidades. Entre elas, estão o link de carrinho compartilhável, a ferramenta de avaliação, o mecanismo de busca atualizado e a segmentação de preço por CEP. Essas funcionalidades visam melhorar a experiência e aumentar as vendas dos empreendedores.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



