Política
Paraná Pesquisas mostra estabilidade na disputa pela prefeitura de São Paulo; veja os resultados
Levantamento indica que o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) ainda é o favorito para vencer a eleição no próximo domingo


O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), segue na liderança da disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira 22 pelo instituto Paraná Pesquisas. Ele tem 12 pontos percentuais de vantagem sobre Guilherme Boulos (PSOL).
A diferença leva em conta o cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos participantes da pesquisa). Nunes soma 51,7% das intenções de voto, contra 39,6% de Boulos. Com a margem de erro de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, o candidato do MDB está isolado na liderança.
O cenário é muito parecido com o do levantamento anterior do Paraná Pesquisas, publicado em 15 de outubro. Houve apenas oscilações dentro da margem de erro, indicando, portanto, uma estabilidade na disputa neste segundo turno. Confira os números das pesquisas estimuladas:
- Ricardo Nunes – 51,7% (tinha 52,3% em 15 de outubro)
- Guilherme Boulos – 39,6% (tinha 39,2%)
- Nenhum/branco/nulo – 5,3% (eram 5,2%)
- Não sabe/não respondeu – 3,4% (eram 3,3%)
Quando considerados apenas os chamados votos válidos (sem contar brancos, nulos, indecisos e pessoas que não responderam), a vantagem de Nunes vai a 13 pontos: 56,6% contra 43,4% de Boulos.
Cenário espontâneo
Foram divulgados também os números da pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos concorrentes. Nesse caso, a vantagem de Nunes é consideravelmente menor (menos de sete pontos), mas com liderança garantida, mesmo com a margem de erro. Confira os resultados:
- Ricardo Nunes – 38,3% (tinha 36% em 15 de outubro)
- Guilherme Boulos – 31,6% (tinha 30,1%)
- Ninguém/branco/nulo – 5,2% (eram 6,2%)
- Não sabe/não respondeu – 24,5% (eram 25,3%)
- Outros nomes citados – 0,3% (0,5% no levantamento anterior)
Foram ouvidos 1.500 eleitores da capital paulista entre os dias 18 e 21 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo SP 05509/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Atlas: Nunes atrai 84% dos eleitores de Marçal e 20% dos de Tabata no 2º turno
Por CartaCapital
As novas táticas de Boulos para virar o jogo em São Paulo, a seis dias da eleição
Por CartaCapital