Política
Lula diz que acidente doméstico foi grave, mas não afetou partes delicadas
Em conversa com aliado, o presidente afirmou que, segundo os médicos, será necessário aguardar até quatro dias para conhecer ‘o estrago’
O presidente Lula (PT) afirmou que o acidente doméstico sofrido no fim de semana foi grave, mas não afetou “nenhuma parte delicada” de sua cabeça. Disse ainda que, segundo os médicos, será necessário aguardar até quatro dias para conhecer “o estrago”.
O petista caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, bateu a nuca e precisou levar cinco pontos.
Lula falou sobre o acidente durante um telefonema com Luiz Caetano, prefeito do PT que tenta a reeleição em Camaçari (BA). O trecho da conversa foi divulgado pelo candidato nas redes sociais .
O presidente ainda brincou ao afirmar que precisa “sobreviver” para ir à posse do aliado. Caetano disputa o segundo turno na cidade contra Flávio Matos (União).
“Tive um acidente, mas uma bobagem minha. Foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada. Estou cuidando, porque qualquer coisa na cabeça é muito forte, né?”, pontuou Lula. “Estou aguardando, porque os médicos dizem que eu tenho que esperar pelo menos uns três, quatro dias para eles saberem qual foi o estrago que fez a batida”.
Após a queda, o petista foi atendido no Sírio-Libanês, em Brasília. Ele teve de cancelar a viagem à Rússia, onde participaria da Cúpula do Brics, e fará uma participação por videoconferência na próxima quarta-feira.
Nesta segunda, Lula despachou do Alvorada, onde recebeu o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial da Presidência Celso Amorim. Ele deve passar por novos exames nesta semana para monitorar o hematoma provocado pelo acidente, segundo o médico Roberto Kalil.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Entidades pedem a Lula a nomeação de mulheres para o STJ
Por Wendal Carmo
Defesa de Cíntia Chagas pede a prisão do deputado bolsonarista Lucas Bove, acusado de agressão
Por CartaCapital



