Sociedade
Acidente no PR mata nove atletas de equipe de remo de Pelotas
Uma carreta container tombou sobre a van que levava os atletas
Um acidente na BR-376, no litoral do Paraná, matou nove pessoas na noite do último domingo 20.
Elas faziam parte de uma equipe de remo que tinha saído de São Paulo, onde disputou o campeonato brasileiro da modalidade, com destino a Pelotas (RS), segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma carreta container tombou sobre uma van que transportava a equipe esportiva.
Um adolescente de 17 anos chegou a ser resgatado, apresentando apenas ferimentos leves. O motorista da carreta também foi resgatado. Ambos foram levados ao Hospital São José, em Joinville (SC).
Já as vítimas fatais foram encaminhadas para o Instituto Médico-Legal (IML) de Curitiba.
Segundo a PRF, a carreta teria perdido os freios e entrado em choque com a parte traseira da van. Assim, a van teria batido em um outro carro. Em seguida, o veículo que transportava os atletas foi arrastado para fora da pista pelo caminhão, levando ao tombamento.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou as mortes. “Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”, disse, em mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter).
Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná. Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e…
— Lula (@LulaOficial) October 21, 2024
A prefeitura de Pelotas decretou luto oficial de sete dias. Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), lamentou o acidente.
“[Os atletas] estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional”, afirmou Leite.
As vítimas faziam parte do projeto Remar para o Futuro, do Centro Português de Pelotas.
Em menos de um mês, esse é o segundo acidente fatal envolvendo equipes esportivas. No final de setembro, o ônibus que transportava o time de futebol americano Coritiba Crocodiles, da capital paranense, tombou na descida da Serra das Araras, no sul do Rio de Janeiro, matando três pessoas.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Leia a íntegra do boletim médico sobre o acidente doméstico de Lula
Por CartaCapital
Acidente com BRT no Rio deixa mais de 60 feridos
Por CartaCapital



