CartaExpressa
Comissão da Câmara aprova projeto que transforma clube de tiro em ‘organização de interesse público’
O texto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda por cinco comissões antes de ir ao plenário


A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o projeto de lei que qualifica os clubes de tiro como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips). O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), do deputado Marcos Pollon (PL-MS).
“Trata-se de uma medida meritória para a promoção dos clubes de tiro no país, concedendo o seu devido tratamento como importantes agentes de promoção do esporte nacional e colaboradores no aprimoramento das competências das forças de segurança pública”, avaliou o relator.
Hoje a lei permite que sejam qualificadas como Oscips as pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que tenham entre os objetivos sociais a promoção da assistência social; da cultura, da educação e da saúde, entre outros.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Esporte; de Desenvolvimento Urbano; de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após acordo, Lula deve editar decreto liberando clube de tiro que já funciona próximo a escola
Por Wendal Carmo
STF mantém suspensa lei de Ribeirão Preto que flexibiliza funcionamento de clubes de tiro
Por CartaCapital