‘Enel merece estatização temporária’

André Barrocal entrevista o ex-deputado Wadih Damous, Secretario Nacional do Consumidor, no novo episódio do ‘Poder em Pauta’

Depois das fortes chuvas na cidade de São Paulo em 11 de outubro, 3,1 milhão de pessoas ficaram vários dias sem luz. A Enel, empresa privada responsável pelo serviço, só restabeleceu o fornecimento após ter sido notificada pela Secretaria Nacional do Consumidor. Em 2023, a empresa já havia deixado milhares de paulistanos na mão mais ou menos na época, episódio que lhe custara uma multa de 13 milhões de reais pela Secretaria. O “apagão” de agora levou o prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), a jogar a culpa para Brasília. Ele tenta reeleger-se contra um candidato apoiado pelo presidente Lula, o deputado Guilherme Boulos (PSOL). Já o governo federal apontou o dedo para São Paulo, embora a Controladoria Geral da União (CGU) tenha aberto uma investigação para apurar a conduta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista Wadih Damous, Secretario Nacional do Consumidor.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.