Política
Quaest: Melo (MDB) tem 22 pontos de vantagem sobre Maria do Rosário (PT) em Porto Alegre
A dez dias do segundo turno, brancos e nulos representam 15%, enquanto 3% estão indecisos


O prefeito de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo (MDB), tem 52% das intenções de voto no segundo turno, contra 30% de Maria do Rosário (PT), segundo uma pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira 17.
A dez dias do pleito, brancos e nulos representam 15%, enquanto 3% estão indecisos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Na modalidade espontânea, na qual o instituto não apresenta aos eleitores os nomes dos candidatos, Melo atinge 45%, ante 25% de Rosário, 21% de indecisos e 9% de brancos e nulos.
Entre os eleitores de Melo, 87% dizem que o voto é definitivo, enquanto 13% admitem a possibilidade de mudança. No caso de Rosário, os índices são, respectivamente, de 86% e 14%.
O levantamento aponta uma divisão equilibrada dos eleitores que votaram em Juliana Brizola (PDT) no primeiro turno: Melo absorve 38% desse espólio e outros 35% vão para Rosário. Desse universo, 9% seguem indecisos e 18% projetam voto nulo ou em branco. A margem de erro é de 10 pontos nesse segmento.
A pesquisa, encomendada pela RBS TV, contou com 900 entrevistas entre a segunda-feira 14 e a quarta 16. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é RS-08359/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após apagão, Datafolha mostra Nunes 18 pontos à frente de Boulos em São Paulo
Por CartaCapital
Nunes conquista 83% dos eleitores de Bolsonaro e 26% dos de Lula, diz Datafolha
Por CartaCapital
Datafolha: 69% dizem votar em Nunes no 2º turno por falta de opção melhor
Por CartaCapital