Mundo

Coreia do Norte confirma ter dinamitado ferrovias e estradas que a ligam ao Sul

Pyongyang acusou Seul de usar drones para lançar panfletos de propaganda e alertou que uma nova presença de drone seria uma declaração de guerra

Coreia do Norte confirma ter dinamitado ferrovias e estradas que a ligam ao Sul
Coreia do Norte confirma ter dinamitado ferrovias e estradas que a ligam ao Sul
Kim Jong Un, líder da Coriea do Norte, visita uma base militar em 11 de setembro de 2024. Foto: AFP/KCNA via KNS
Apoie Siga-nos no

A Coreia do Norte confirmou que dinamitou trechos de estradas e ferrovias que ligam o país à Coreia do Sul, que chamou de “Estado hostil”, anunciou a mídia estatal nesta quarta-feira 16.

Confirmando uma informação divulgada pelo Exército da Coreia do Sul, a agência KCNA reportou que as vias “foram totalmente bloqueadas por explosões”.

Pyongyang anunciou na semana passada que fechará de forma permanente sua fronteira sul e que construirá posições defensivas, após passar meses instalando minas e construindo barreiras antitanque.

Também acusou Seul de usar drones para lançar panfletos de propaganda sobre Pyongyang e alertou que uma nova presença de drone seria considerada uma declaração de guerra.

Sobre a destruição de estradas e ferrovias, a KCNA ressaltou que se trata de “uma medida inevitável e legítima, tomada de acordo com a Constituição, que define claramente a Coreia do Sul como um estado hostil”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo