CartaExpressa
CCJ do Senado aprova aumento de pena para crimes sexuais em atendimento médico
O texto seguirá à Câmara dos Deputados, exceto se houver um recurso para análise do plenário


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, nesta quarta-feira 16, um projeto que aumenta a pena dos crimes sexuais praticados por profissional de saúde em exercício da função.
O texto seguirá à Câmara dos Deputados, exceto se houver um recurso para análise do plenário.
A proposta é do senador Jorge Kajuru (PSB-GO). Para o relator, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a punição a todos os crimes contra a dignidade sexual previstos no Código Penal poderá aumentar de um terço à metade.
“O estupro levado a efeito por profissional da área de saúde em desfavor de pessoa submetida a atendimento ou tratamento clínico ou hospitalar é conduta repugnante que merece sua resposta penal incrementada”, disse o relator.
O projeto é analisado em conjunto com outros que tratam do mesmo tema: um do senador Alessandro Vieira (MDB-SE); um da ex-senadora Simone Tebet, atual ministra do Planejamento, e outro da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS).
(Com informações da Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Alcolumbre defende porte de arma para parlamentares e advogados
Por CartaCapital
A avaliação de Pacheco sobre a PEC que permite ao Congresso suspender decisões do STF
Por CartaCapital
Pacheco autoriza abertura de CPI para investigar as bets
Por CartaCapital