Sociedade

Ônibus são usados como barricadas por facções criminosas no Rio

Zona Oeste da cidade é alvo de ação do Batalhão de Operações Especiais (Bope)

Ônibus são usados como barricadas por facções criminosas no Rio
Ônibus são usados como barricadas por facções criminosas no Rio
Veículos são posicionados de forma a atrapalhar a circulação na via - Imagem: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Integrantes de facções criminosas usaram ônibus do transporte público como “barricadas” durante operação policial nesta quarta-feira 16 em Itanhangá, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Pelo menos nove veículos foram desviados, segundo o último levantamento do sindicato das empresas de transporte coletivo (Rio Ônibus).

Segundo relato de moradores da região, após deixarem os veículos bloqueando a via, os integrantes das facções retiraram as chaves dos veículos e fugiram em direção a uma área de mata.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram os coletivos impedindo a circulação de veículos de médio e grande porte. Apenas pessoas a pé, de bicicleta ou de moto conseguem romper o bloqueio.

A Secretaria de Estado da Polícia Militar informou que equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram enviadas para atuar na comunidade conhecida como Tijuquinha, que fica na mesma área, nesta manhã. “O objetivo é evitar disputas territoriais entre grupos rivais na região”, afirmou a Secretaria, em nota.

O episódio causou o bloqueio da Estrada da Barra da Tijuca, segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro. No início da tarde, com o tráfego desviado para outras vias, ainda havia registro de engarrafamentos no local.

Um levantamento do Rio Ônibus aponta que mais de 130 veículos foram usados como barricadas nos últimos 12 meses da cidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo