CartaExpressa
Fux determina reabertura de investigação sobre transfobia contra Erika Hilton
O caso, que apura publicações contra a deputada no X, tinha sido arquivado a pedido da Justiça de São Paulo


O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, determinou a reabertura de uma investigação sobre possível crime de transfobia cometido contra a deputada federal Erika Hilton (PSOL).
A deputada acionou a Justiça Federal para pedir a apuração de comentários transfóbicos publicados contra ela na plataforma X, em dezembro de 2023.
Após a análise do caso, porém, o Ministério Público e a 8ª Vara Criminal de São Paulo se manifestaram pelo arquivamento do caso, sob a alegação de que não seria possível equiparar os crimes de LGBTflobia e transfobia ao crime de racismo, como pedia a deputada. A posição, no entanto, contrariava tese já estabelecida pelo STF, o que motivou a decisão de Fux nesta quarta-feira 15.
O ministro aproveitou a ordem de reabertura da investigação para criticar a postura do MP e da Justiça paulista no caso:
“Os pronunciamentos do Plenário do Supremo Tribunal Federal em sede de controle abstrato de constitucionalidade possuem efeito vinculante e eficácia erga omnes, não cabendo a membro do Ministério Público fazer qualquer juízo de valor sobre o que decidido e afirmar que ‘a construção jurisprudencial formulada pelo STF é inconstitucional ao violar a regra expressa da reserva legal’”, criticou o ministro no trecho principal da decisão.
downloadPeca erikaApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lava Jato: PGR determina arquivamento de investigação contra Transparência Internacional
Por CartaCapital
Plano de trabalho de regulamentação da reforma tributária é adiado no Senado
Por CartaCapital
Enel: 100 mil pessoas estão sem energia em São Paulo
Por CartaCapital