CartaExpressa

Justiça manda tirar do ar vídeo de Bolsonaro com ofensas a Boulos

O TRE-SP apontou que a postagem é ‘extremamente desonrosa’ e busca macular a imagem do psolista

Justiça manda tirar do ar vídeo de Bolsonaro com ofensas a Boulos
Justiça manda tirar do ar vídeo de Bolsonaro com ofensas a Boulos
Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo determinou a exclusão de um vídeo publicado nas redes sociais do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), faz ataques ao candidato Guilherme Boulos (PSOL) e defende a reeleição do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB).

O pedido de exclusão foi direcionado ao Facebook, responsável pelo Instagram.

A juíza auxiliar da propaganda da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, Claudia Barrichello, expediu nesta segunda-feira 14 a liminar, por solicitação da campanha do psolista. “Vai botar essa laia que não presta. Essa laia de zumbis, de pessoas desqualificadas, invasor de propriedade, que defende a liberdade para traficantes”, dizia um trecho da postagem.

A juíza destacou que a publicação é “extremamente desonrosa” e visa ofender e macular a imagem de Boulos, “extrapolando o direito à liberdade de expressão”. Concluiu ainda que a afirmação de que o deputado federal “idolatra invasões de propriedades privadas e que prega o ódio àqueles que geram empregos” tem o objetivo de ofender a honra pessoal do candidato.

Na sexta-feira 11, a Justiça Eleitoral emitiu quatro decisões favoráveis a Boulos. Nunes, seu vice na chapa, Mello Araújo, e Flávio Bolsonaro foram obrigados a retirar do ar duas postagens depreciativas contra o postulante do PSOL.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo