Política

Confira as regras do debate da Band para a prefeitura de São Paulo

Guilherme Boulos e Ricardo Nues se enfrentam nesta segunda-feira no primeiro debate do segundo turno

Confira as regras do debate da Band para a prefeitura de São Paulo
Confira as regras do debate da Band para a prefeitura de São Paulo
Guilherme Boulos e Ricardo Nunes. Fotos: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados e Rovena Rosa/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O primeiro debate do segundo turno das eleições para a prefeitura de São Paulo entre Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) acontecerá nesta segunda-feira, 14 de outubro, promovido pela Band. Este será o primeiro confronto direto entre os dois candidatos desde a definição do segundo turno.

As regras proíbem gestos desrespeitosos, exibição de objetos ou documentos que possam ajudar os candidatos durante suas argumentações, além do uso de linguagem ofensiva.

Ambos os candidatos terão liberdade para se movimentar no palco, mas devem evitar reações bruscas enquanto o adversário estiver falando, para garantir a fluidez do debate. A ordem de fala e posição no palco serão definidas por sorteio.

O debate será dividido em três blocos:

  1. No primeiro bloco, ambos responderão à mesma pergunta, com dois minutos para cada resposta. Em seguida, haverá um confronto direto, no qual os candidatos terão 12 minutos para administrar perguntas e respostas.
  2. No segundo bloco, jornalistas do Grupo Bandeirantes farão perguntas intercaladas, com direito a réplica e tréplica. As respostas e réplicas terão três minutos, e os comentários, um minuto.
  3. O terceiro bloco repetirá a dinâmica do confronto direto, com mais 12 minutos para os candidatos. Nas considerações finais, ambos terão dois minutos para encerrar.

Que horas será o debate e onde assistir

O primeiro debate do segundo turno das eleições pela prefeitura de São Paulo ocorrerá a partir das 22h45 desta segunda-feira 14. O confronto será exibido no canal aberto da TV Band e também poderá ser assistido no canal da emissora no YouTube.

Na semana passada, Nunes faltou a um encontro organizado pelos jornais O Globo e Valor Econômico e pela rádio CBN.

Nunes vem, neste segundo turno, solicitando que os veículos de comunicação reduzam o número de debates. Ele alega a necessidade de se ter uma agenda de campanha mais produtiva. Como proposta, Nunes pede que sejam realizados apenas três debates, frente aos 11 promovidos no primeiro turno.

O desempenho positivo Boulos nos debates da primeira fase da campanha pode ter motivado a nova estratégia de Nunes. A intenção seria tornar a campanha mais “fria” neste segundo turno, o que poderia ajudar a manter sua vantagem de votos nas urnas.

Conforme a primeira pesquisa DataFolha do segundo turno, Nunes lidera com 55% das intenções de voto, enquanto Boulos registra 33%. No entanto, o levantamento não capturou os possíveis impactos eleitorais causados pelo apagão em São Paulo, que pode influenciar o resultado da disputa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo