CartaExpressa
Bares e restaurantes processarão a Enel após mais um apagão em São Paulo
A falta de energia elétrica atinge a capital e a região metropolitana desde a sexta-feira 11


A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo processará a Enel por prejuízos causados pelo apagão que atinge a capital e a região metropolitana desde a última sexta-feira 11.
A entidade prevê ações individuais, a fim de que seus associados busquem o ressarcimento.
“Além de o bar e o restaurante não conseguirem abrir as suas portas para funcionar, pois estão sem energia elétrica, estes estabelecimentos também não têm como acondicionar matéria-prima”, explica Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp. “Os produtos perecíveis estão estragando. É um prejuízo terrível.”
Segundo a federação, cerca de 250 mil estabelecimentos filiados foram atingidos pela falta de luz, principalmente bares e restaurantes.
Em novembro do ano passado, um blecaute que atingiu a capital de São Paulo e a região metropolitana provocou para o setor um prejuízo de 500 milhões de reais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Dois dias após chuva, capital paulista ainda tem meio milhão de casas no escuro
Por CartaCapital
O ponto em comum entre Nunes, Tarcísio e ministro de Lula após o apagão em São Paulo
Por CartaCapital
Boulos amplia ofensiva após apagão em São Paulo e aciona o MP contra a gestão Nunes
Por CartaCapital